Pacientes com diabetes devem tratar e acompanhar a condição com um médico especializado
O diabetes é uma condição que afeta a forma como o corpo utiliza a glicose (açúcar) no sangue, o que pode ocorrer por uma menor produção de insulina ou por maior resistência das células a esse hormônio. Além disso, pacientes diabéticos são mais propensos a desenvolver complicações graves de saúde, como doenças cardiovasculares, neuropatias, problemas renais e problemas de visão, devendo acompanhar o quadro com um médico que trata diabetes: o endocrinologista.
Esclarecendo os tipos de diabetes
Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), os tipos mais prevalentes de diabetes são o tipo 1 (DM1), tipo 2 (DM2) e o diabetes gestacional, mas existem outras situações que podem desencadear alterações glicêmicas, como a diabetes monogênica, uso de alguns medicamentos e infecções que afetam o metabolismo.
Diabetes tipo 1 (DM 1)
Essa é uma condição autoimune em que o corpo ataca as células pancreáticas que produzem a insulina, hormônio responsável por estimular as células a utilizarem as moléculas de glicose. Geralmente, o DM 1 é diagnosticado ainda na infância ou na adolescência, principalmente quando o paciente tem uma crise hiperglicêmica chamada “cetoacidose diabética”. Porém, algumas pessoas podem desenvolver o quadro mais tarde, durante a vida adulta.
Diabetes tipo 2 (DM 2)
Segundo a SBD, a diabetes tipo 2 corresponde a 90% a 95% dos casos da doença, e sua origem está relacionada tanto a fatores genéticos quanto ambientais. Esse quadro é caracterizado pela perda progressiva de produção de insulina associada a um aumento da resistência celular ao hormônio. Ou seja, as células não conseguem utilizar a insulina de forma eficaz, o que é desencadeado e potencializado principalmente por condições metabólicas, como:
- Obesidade ou sobrepeso;
- Sedentarismo;
- Colesterol e triglicérides elevados;
- Hipertensão arterial.
Assim, pessoas com fatores de risco devem estar atentas a essa condição e fazer um rastreio com o médico que trata diabetes.
Diabetes gestacional
Por fim, algumas mulheres podem desenvolver diabetes durante a gestação, pois a placenta produz hormônios que aumentam a taxa glicêmica no sangue e enzimas que degradam a insulina circulante. Embora na maior parte das vezes essa condição seja transitória, é preciso que mulheres com diabetes gestacional cuidem da saúde para evitar que o quadro se torne crônico e, principalmente, reduzir os riscos para o bebê.
Quais os tratamentos da diabetes?
O tratamento varia de acordo com o tipo do diabetes, mas todo paciente deve manter um estilo de vida saudável, focado principalmente em exercícios físicos regulares e em uma dieta equilibrada, sendo que indivíduos com obesidade e com circunferência abdominal aumentada apresentam maior resistência insulínica.
Além das orientações de mudanças no estilo de vida, o médico que trata diabetes também prescreve medicações para controle da glicemia. Os principais medicamentos utilizados para o tratamento do diabetes são os hipoglicemiantes orais e as medicações injetáveis, como a insulina e os análogos de GLP-1.
[cta_paginas_internas_2 titulo=”Entre em contato com a médica que trata diabetes: Dra. Milena Miguita!”]
Qual médico que trata diabetes?
O médico que trata diabetes é o endocrinologista, profissional especializado em doenças e distúrbios hormonais. Muitas vezes, o diagnóstico de diabetes é feito ao acaso por outra especialidade médica, como o médico de família ou o obstetra, por exemplo. Sempre que o diabetes for acompanhando de complicações ou na dificuldade de alcançar um controle adequado, o acompanhamento e a manutenção do tratamento devem ser realizados preferencialmente pelo endocrinologista.
Médico que trata diabetes: qual a importância do endocrinologista?
O endocrinologista, médico que trata diabetes, é fundamental para o sucesso do tratamento. Primeiro, porque o paciente que tem um acompanhamento próximo com um médico especializado e de confiança tem maior probabilidade de aderir aos tratamentos corretamente, principalmente às medidas de mudança do estilo de vida.
Além disso, o controle glicêmico deve ser realizado continuamente e o tratamento, reavaliado constantemente. Isso porque mudanças de rotina, de alimentação e até mesmo o processo natural de envelhecimento são situações que alteram o metabolismo individual e podem impactar no tratamento.
Já as mulheres que desenvolvem a condição durante o período gestacional devem, idealmente, acompanhar com o médico que trata diabetes, tanto durante a gravidez quanto após o parto para garantir o retorno da glicemia aos níveis pré-gestacionais e evitar complicações futuras.
Conheça a médica que trata diabetes: Dra. Milena Miguita
A Dra. Milena Miguita é médica endocrinologista com experiência em distúrbios metabólicos e hormonais, incluindo o diagnóstico, tratamento e acompanhamento de todos os tipos de diabetes.
Agende uma consulta com a Dra. Milena Miguita para fazer tratamento e acompanhamento adequados.
Fontes: