Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp

Endocrinologista para emagrecer: quando procurar?

Imagem ilustrativa
03/08/2022

O médico endocrinologista pode ser um importante aliado na luta contra a obesidade, auxiliando na perda de peso com equilíbrio e bem-estar

Na hora de procurar ajuda de um especialista para tratar obesidade, poucas pessoas sabem que o endocrinologista é um profissional capacitado para essa função, assim como para o tratamento de outras condições que vêm associadas ao ganho de peso, como diabetes e colesterol alto. Sendo assim, se consultar com um endocrinologista para emagrecer auxilia no complexo tratamento da obesidade e de suas consequências à saúde.

Preciso de um endocrinologista!

O que faz o endocrinologista?

Endocrinologista é o médico especialista em doenças relacionadas às glândulas produtoras de hormônios. As glândulas endócrinas incluem: pâncreas, tireoide, paratireoides, ovários, testículos, suprarrenais e hipófise. Essa especialidade médica agrega ainda a metabologia, que é a parte da endocrinologia que trata das doenças do metabolismo, como a obesidade, o diabetes e os problemas de colesterol.

Além do tratamento das doenças acima relacionadas, o endocrinologista também aborda a prevenção dessas doenças, ao prover ao indivíduo orientação para mudança nos hábitos de vida, estimulando a alimentação saudável e a prática de exercícios físicos de forma regular.

Logo Dra. Milena Miguita
Dra. Milena Miguita

Cheque sua saúde com a
Dra. Milena Miguita

Agende sua consulta!

Como o endocrinologista pode ajudar a emagrecer?

Obesidade é um problema de saúde complexo, com múltiplos fatores interagindo entre si: genética, hábitos de vida, metabolismo, estresse, e em alguns casos, problemas hormonais. Quando nos deparamos com tamanha complexidade, fica difícil traçar os caminhos que levam a uma perda de peso sustentável sem auxílio especializado.

É nesse momento que o papel do endocrinologista para emagrecer é um diferencial, pois, é possível investigar as causas que levaram à obesidade e definir estratégias personalizadas que auxiliam na perda de peso e na manutenção do peso perdido.

A obesidade como doença

A obesidade é considerada uma doença crônica, definida pelo excesso de gordura corporal. Como mencionado acima, é uma doença multifatorial, resultando da interação de fatores genéticos e hábitos de vida (alimentação, sedentarismo, estresse, sono).

Ao ganhar peso, o organismo lança mão de uma complexa rede de regulação do metabolismo, que tenta a todo custo manter o peso mais alto, o que dificulta muito o processo de perda de peso e a posterior manutenção do peso perdido.

Após entender esses conceitos, fica clara a necessidade de auxílio, muitas vezes de múltiplos profissionais (endocrinologista, nutricionista, educador físico, psicólogo), no tratamento da obesidade.

Preciso de um endocrinologista!

Obesidade: o endocrinologista pode ajudar a emagrecer!

Tratamentos com o endocrinologista para emagrecer são um caminho para perder peso de forma saudável e sustentada. O endocrinologista estuda durante sua formação de especialista a correta abordagem da obesidade: investigação das causas, entendimento do padrão alimentar e dos hábitos de vida do paciente e o principal, o tratamento dessa patologia com a seriedade e respeito necessários.

Na consulta, o médico fará uma avaliação completa, com história clínica do paciente, conhecimento dos antecedentes familiares, tratamentos prévios já realizados, hábitos de vida e outros problemas de saúde que podem estar relacionados à obesidade. Além disso, um exame físico detalhado e, se disponível, o exame de bioimpedância podem ser realizados na consulta. A avaliação clínica inicial guiará a solicitação de exames complementares e a investigação de distúrbios hormonais quando indicado.

Por fim, os tratamentos são propostos de forma personalizada de acordo com as características de cada paciente: padrão alimentar, problemas de saúde relacionados ao ganho de peso identificados na consulta e nos exames complementares, saúde psíquica e emocional, hábitos de vida e preferências individuais.

Doenças endócrinas associadas à obesidade

Ao procurar um endocrinologista para emagrecer, muitos pacientes questionam se o ganho peso poderia ser resultado de alterações hormonais. Porém, é importante saber que as doenças endócrinas que favorecem um ganho de peso mais significativo são pouco frequentes, como, por exemplo, a síndrome de Cushing (excesso de produção de cortisol), o insulinona (tumor específico produtor de insulina) e a obesidade hipotalâmica.

Outras doenças endócrinas que também podem favorecer o ganho de peso são o hipotireoidismo, o hipogonadismo e a deficiência de GH no adulto.

O período de menopausa nas mulheres é uma fase da vida associada ao ganho de peso e à mudança na distribuição da gordura corporal. Nos homens, o processo de envelhecimento resulta em uma redução mais gradual da testosterona ao longo dos anos, o que também está associado a um aumento de massa gorda e redução de massa muscular.

A obesidade também pode levar à outras doenças, aumentando a chance de o paciente desenvolver diabetes, problemas de colesterol, acúmulo de gordura no fígado, apneia do sono, pressão alta e problemas de coração.

Preciso de um endocrinologista!

Como escolher uma clínica de endocrinologia?

Para encontrar um endocrinologista para emagrecer é importante escolher uma clínica que favoreça um tratamento personalizado e humanizado. É importante checar a qualidade da clínica e a experiência e qualificação dos profissionais. É possível confirmar se o profissional de saúde tem a especialização na área de endocrinologia no site do Conselho Regional de Medicina.

Ao escolher um endocrinologista para emagrecer priorize os profissionais que ofereçam tratamentos com embaçamento científico e garantam o acompanhamento do paciente ao longo do processo de perda de peso de forma saudável.

Diferenciais da Endocrinologista Dra. Milena Miguita

A Dra. Milena Miguita é especialista em endocrinologia pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia e é reconhecida pelo atendimento humanizado focado na busca do equilíbrio e do bem-estar e na prevenção de doenças.

Desde 2015, sua clínica de endocrinologia é uma das referências em atendimento de qualidade, possibilitando o tratamento adequado a quem busca um endocrinologista para emagrecer e para pessoas com outros distúrbios endócrinos, em busca de resultados que tragam satisfação e saúde ao paciente.

O entendimento da obesidade como doença crônica e o conhecimento da complexidade do tratamento possibilita ao paciente se desvencilhar de sentimentos de culpa que, muitas vezes, estão presentes ao longo da jornada de perda de peso. Ter um endocrinologista para emagrecer orientando esse processo aumenta as chances de atingir o sucesso no tratamento.

Saiba mais sobre esse e demais tratamentos realizados pela Dra. Milena Miguita: https://milenamiguita.com.br/contato/

Fontes:

Dra. Milena Miguita

Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia