Fale conosco pelo WhatsApp

Tudo sobre Endocrinologia

Estetoscópio e uma glândula
02/12/2020

A endocrinologia é responsável pelo diagnóstico e tratamento de doenças que afetam as glândulas, responsáveis pelo bom funcionamento do organismo.

Endocrinologia é a especialidade médica que trata das doenças relacionadas às glândulas produtoras de hormônios. As glândulas endócrinas incluem: pâncreas, tireoide, paratireoides, ovários, testículos, suprarrenais e a hipófise.

Essa área da medicina agrega ainda a metabologia, que é a parte da endocrinologia que trata das doenças do metabolismo, como a obesidade, o diabetes e os problemas de colesterol.

Sua importância é tamanha, visto que além do tratamento das doenças acima relacionadas, a especialidade também aborda a prevenção dessas patologias, ao prover ao indivíduo orientação para mudança nos hábitos de vida, estimulando a alimentação saudável e a prática de exercícios físicos de forma regular.

É importante salientar que a endocrinologia se baseia na ciência para propor os melhores tratamentos e para engajar o paciente na melhora do seu estilo de vida. Ou seja, a prática de medicina baseada em evidência científica é uma das características dessa especialidade médica.

Veja a seguir as demais particularidades do trabalho de um endocrinologista.

Quais são as doenças que a endocrinologia trata?

Algumas doenças que são tratadas na especialidade da endocrinologia são:

  • Diabetes mellitus: problema de saúde relacionado ao aumento do açúcar no sangue. Se a pessoa apresenta aumento da sede, perda de peso e está urinando muitas vezes ao dia pode estar com diabetes, sendo necessário procurar um médico endocrinologista para avaliação;
  • Obesidade: o ganho de peso e a dificuldade em perder peso é uma realidade para muitas pessoas. A obesidade aumenta o risco de outras doenças como diabetes, colesterol alto e problemas de coração. A endocrinologia é a especialidade médica que auxilia o paciente a perder peso de forma saudável;
  • Doenças da tireoide: hipotireoidismo, hipertireoidismo, tireoidites, nódulos na tireoide, câncer de tireoide. Alguns sintomas que essas doenças podem trazer são ansiedade, sensação de coração acelerado, nervosismo, insônia, perda ou ganho de peso, aumento do volume do pescoço, nodulação palpável no pescoço, mudança do hábito intestinal (tanto diarreia como intestino preso) e cansaço;
  • Doenças da paratireoide: hiperparatireoidismo, hipoparatireoidismo. São problemas de saúde que afetam o nível de cálcio no sangue, podendo levar a osteoporose em uma idade mais precoce;
  • Doenças da supra-renal: nódulos de adrenal, síndrome de cushing, hiperaldosteronismo primário, feocromocitoma. Nesse caso, o aparecimento de estrias grossas e vermelhas, pelos em excesso nas mulheres, ganho de peso muito rápido, pressão alta ou baixa, palpitação no coração, tontura e escurecimento da pele podem ser um alerta para problemas nos hormônios produzidos pela glândula supra-renal;
  • Doenças da hipófise: a hipófise pode apresentar problemas que resultam na falta ou no excesso dos hormônios por ela produzidos. Podem ser doenças genéticas ou adquiridas, como tumores. A presença de alteração na visão, saída de leite pelas mamas, dores de cabeça, alteração na menstruação na mulher, redução do desejo sexual, aumento do número do sapato e alteração do peso podem ser alguns sintomas associados às doenças da hipófise;
  • Doenças dos ovários e testículos: são doenças que podem causar redução dos hormônios sexuais nos homens e mulheres, irregularidade menstrual, infertilidade, excesso de pelos nas mulheres. Alguns exemplos dessas doenças são a síndrome dos ovários policísticos e o hipogonadismo;
  • Osteoporose: é uma doença causada pelo enfraquecimento dos ossos. Pode ser consequência do próprio envelhecimento, sendo mais frequente em mulheres após a menopausa. É necessário realizar o tratamento de maneira adequada para prevenir fraturas.

Qual é a função do endocrinologista e da endocrinologia?

Endocrinologia é uma especialidade médica completa e abrangente que cuida de doenças muito comuns na população em geral, como obesidade, diabetes e problemas de colesterol.

Atualmente, o diabetes acomete cerca de 13 milhões de brasileiros, com estimativa que os números ultrapassem os 20 milhões de pessoas no ano de 2045. Já a obesidade tem dados ainda mais alarmantes, pois mais da metade da população brasileira apresenta excesso de peso, segundo pesquisa realizada em 2018 por entidades ligadas ao Ministério da Saúde.

Diabetes e obesidade são doenças crônicas que necessitam do acompanhamento do médico especialista em endocrinologia, pois tem o potencial de diminuir a qualidade de vida do paciente e aumentar o risco de outras doenças, como problemas de coração. A boa notícia é que o tratamento adequado associado a melhora dos hábitos de vida diminui esses riscos e faz com que o paciente tenha uma vida totalmente normal.

Saúde é o bem mais precioso que possuímos. Assim, é muito importante que dediquemos um tempo para cuidar do nosso corpo. A endocrinologia vai além nesse sentido, pois busca não só tratar as doenças já existentes, mas também alertar o paciente sobre a prevenção e manutenção da saúde e da qualidade de vida.

Caso precise de atendimento junto a essa especialidade médica, entre em contato com o consultório de endocrinologia da Dra. Milena Miguita. Além dos anos de experiência, a médica atende em dois consultórios — em Higienópolis e outro no Morumbi — facilitando o acesso a atendimento de qualidade. Ligue e verifique a agenda da profissional.

Fonte:

Clínica de Endocrinologia – Dra. Milena Miguita;

Ministério da Saúde.