Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp

Quais são as causas da osteoporose?

Médica examinando joelho de paciente idosa.
08/04/2024

São vários os fatores que podem contribuir para o enfraquecimento dos ossos. Conheça alguns deles.

A osteoporose é uma doença que leva à perda progressiva de massa óssea, enfraquecendo os ossos e tornando-os mais suscetíveis a fraturas. Muitas vezes, qualquer mínimo esforço, como tossir, pode ocasionar a ruptura de um osso. A osteoporose pode tornar qualquer um dos ossos mais propensos a quebrar, mas os mais comumente afetados são os do quadril, coluna e punho.

A doença se divide em alguns tipos, sendo os principais: osteoporose pós-menopausa, osteoporose senil (atinge pessoas com mais de 70 anos) e secundária (acomete pessoas com doença renal, hepática, endócrina, hematológica ou que usam alguns medicamentos, por exemplo, corticoides).

Saiba mais sobre a doença, os sintomas, as causas da osteoporose e como ela pode ser tratada.

Quero tratar a osteoporose!

Principais sintomas da osteoporose

Normalmente, não há sintomas nos estágios iniciais de perda óssea. No entanto, conforme os ossos vão ficando enfraquecidos, podem surgir alguns sinais, como:

  • Dor nas costas, causada por um osso quebrado ou colapsado na coluna vertebral;
  • Perda de altura ao longo do tempo;
  • Postura curvada;
  • Fratura sem motivo aparente

Causas da osteoporose

As principais causas da osteoporose são:

Gênero

As mulheres são as mais afetadas pela osteoporose (embora os homens também possam ter a doença), especialmente quando entram na menopausa. Isso acontece porque, com a interrupção da menstruação, há uma diminuição nos níveis de estrógeno, um hormônio feminino que é fundamental para manter a massa óssea.

Baixo consumo de cálcio e vitamina D

O baixo consumo de cálcio também pode ser apontado como uma das causas da osteoporose, pois esse mineral é fundamental na formação óssea. A baixa ingestão de cálcio contribui para a diminuição da densidade óssea, perda óssea precoce e aumento do risco de fraturas. Igualmente importante é a vitamina D, pois ela tem papel na melhor absorção do cálcio pelo organismo.

Doenças crônicas

Entre as principais causas da osteoporose destacam-se também as doenças crônicas, como diabetes, doenças inflamatórias intestinais e artrite reumatoide.

Tratamento para osteoporose com a Dra. Milena Miguita!

Agende uma consulta

Maus hábitos

Maus hábitos, como tabagismo e consumo de álcool, também estão entre as causas da osteoporose, uma vez que é observada maior incidência da doença nos indivíduos que fazem uso dessas substâncias. O sedentarismo também está relacionado como uma das causas da osteoporose. Pessoas que passam muito tempo sentadas têm um risco maior de desenvolver a doença, em comparação com aquelas que são mais ativas. Por isso, é recomendada a prática de exercícios de sustentação de peso e atividades que promovam o equilíbrio e a boa postura, pois elas são consideradas boas para o fortalecimento dos ossos, assim como correr e caminhar.

Envelhecimento

Uma das causas da osteoporose é o envelhecimento, pois a perda de massa óssea se acentua com a idade.

Diagnóstico e tratamento da osteoporose

A osteoporose é diagnosticada por meio de um exame chamado densitometria óssea, que avalia a densidade óssea do indivíduo. Trata-se de um exame de imagem que mede a quantidade de cálcio e de outros minerais presentes nos ossos. Esse teste é semelhante a um exame de raio-X, é indolor e demora cerca de 10 a 20 minutos para ser realizado.

Quando a osteoporose é diagnosticada, o médico pode sugerir uma combinação de tratamentos que retardam a perda óssea e fortalecem o tecido ósseo existente. A parte mais importante do tratamento da osteoporose é prevenir fraturas ósseas.

Nesse sentido, o tratamento inclui:

  • Prática de exercícios;
  • Uso de suplementos vitamínicos e minerais;
  • Medicações;
  • Terapia de reposição hormonal.

Papel do endocrinologista no tratamento da osteoporose

O endocrinologista é um dos especialistas que estudam e tratam a osteoporose. Cabe a esse profissional tanto diagnosticar quanto indicar o melhor tratamento e fazer o acompanhamento do paciente com o objetivo de evitar a ocorrência de fraturas.

Agende uma consulta e saiba mais sobre como a endocrinologia pode te ajudar.

 

Fontes

Sociedade Brasileira de Reumatologia

Biblioteca Virtual em Saúde

Cleveland Clinic