O endocrinologista é o médico que trata obesidade com o apoio de profissionais de outras especialidades, como o nutricionista
A obesidade consiste no acúmulo de gordura corporal. Quando a pessoa ingere uma quantidade de calorias, por meio da alimentação, superior ao que o corpo gasta na realização de atividades cotidianas, acontece o acúmulo de gordura. Existem regiões do corpo em que a gordura costuma se armazenar com mais frequência, como o abdome, as coxas e os glúteos. A interação de múltiplos fatores ambientais e genéticos leva ao desenvolvimento da obesidade.
A obesidade propicia o surgimento de doenças e está relacionada a prejuízos na qualidade de vida, uma vez que ela provoca uma inflamação crônica no corpo que compromete as funções do organismo. Saiba quais são os tratamentos dessa condição e qual é o médico que trata obesidade.
Comorbidades associadas à obesidade
Embora o excesso de peso seja frequentemente associado a questões estéticas, os prejuízos à saúde decorrentes da obesidade são muito mais graves. Isso porque o excesso de peso é um fator que desencadeia o surgimento e o agravamento de diversas doenças.
Portanto, procurar o médico que trata obesidade é fundamental para diagnosticar e tratar as comorbidades associadas. Algumas das principais são:
- Diabetes;
- Doenças cardiovasculares;
- Hipertensão arterial;
- Doenças articulares;
- Vários tipos de cânceres;
- Depressão.
Quais os tratamentos da obesidade?
O tratamento depende das causas da obesidade e do grau da condição em que o paciente se encontra, que são análises feitas pelo médico que trata obesidade. Assim, uso de medicamentos, hábitos de vida ruins, fatores genéticos, exposição à disruptores endócrinos, alteração do ciclo de sono e algumas doenças hormonais podem levar ao desenvolvimento de obesidade.
Mudanças no estilo de vida sempre fazem parte do tratamento, independente da causa do ganho de peso. Nessa situação, é necessário ajustar a quantidade de calorias ingeridas e a qualidade nutritiva dos alimentos, além de criar uma rotina de exercícios físicos.
Além disso, em uma parcela significativa de pacientes, o tratamento também requer a prescrição de medicamentos que auxiliam no controle do apetite e aumento da saciedade. Intervenções cirúrgicas, como a cirurgia bariátrica, são uma alternativa para casos de obesidade severa ou em situações de refratariedade ao tratamento clínico, ou seja, quando as opções de tratamentos anteriores não tiveram resultados satisfatórios.
Quando a obesidade é uma consequência de doenças hormonais ou do uso de medicamentos que levem ao ganho de peso, a condição de base deve ser tratada e a medicação implicada no ganho de peso deve ser substituída sempre que possível.
Qual o médico que trata obesidade?
Devido à complexidade das causas e das consequências, a condição é tratada em conjunto por diferentes especialistas. Ainda assim, o endocrinologista é o principal médico que trata obesidade, uma vez que esse profissional é especializado no acompanhamento de distúrbios hormonais e metabólicos.
Em conjunto com o endocrinologista, outros profissionais também se destacam no tratamento da obesidade, como o nutricionista, o psicólogo e o educador físico. Para os casos de obesidade severa ou com falha de tratamentos conservadores, o cirurgião com formação e experiência em cirurgia bariátrica é um profissional essencial para o sucesso do tratamento. Afinal, a obesidade é uma doença multifatorial e complexa, com causas ambientais, comportamentais e genéticas, o que demanda a atenção de uma equipe especializada e multidisciplinar.
Em todo caso, o tratamento não deve ser realizado pelo próprio paciente sem instrução médica. A automedicação para o emagrecimento pode ser danosa à saúde. O endocrinologista é capaz de avaliar a real necessidade do tratamento medicamentoso, já que esse é o médico que trata obesidade em suas variadas formas.
Médico que trata obesidade: qual a importância do endocrinologista?
O endocrinologista tem grande importância no cuidado da saúde por ser o médico que trata obesidade. Esse profissional analisa as melhores abordagens para as características específicas do paciente, o que resulta em resultados mais satisfatórios e duradouros.
Portanto, a importância do médico que trata obesidade está relacionada à sua atuação nos cuidados da saúde no curto e longo prazo, criando estratégias para o emagrecimento saudável e a manutenção do peso e da saúde com o passar do tempo. Esse acompanhamento permite atestar a eficácia do tratamento e realizar ajustes quando necessário.
Conheça a médica que trata obesidade: Dra. Milena Miguita
A Dra. Milena Miguita, médica que trata obesidade, é especializada em Endocrinologia e Metabologia, com experiência no tratamento de diversas condições de saúde, como obesidade, diabetes, distúrbios da tireoide e outras doenças endócrinas. Com o propósito de atender às necessidades individuais do paciente, o atendimento é empático e personalizado.
Agende uma consulta e saiba mais sobre os tratamentos de obesidade.
Fontes: