Conheça os principais tipos de diabetes

HOMEBLOG
Conheça os principais tipos de diabetes

Devido ao grau de morbimortalidade gerado pelos diversos tipos de diabetes, é importante obter o diagnóstico precocemente e realizar o tratamento adequado

O diabetes mellitus (DM) é uma doença metabólica que afeta mais de 12 milhões de brasileiros adultos, colocando o país na quarta posição global em número de pessoas com diabetes. Além de ser causa de complicações cardiovasculares diversas, o diabetes é responsável por mais de 10% das mortes em todo mundo. Portanto, é fundamental conhecer os tipos de diabetes, os fatores de risco e realizar o tratamento adequado para evitar complicações da doença.

Para entender melhor sobre os tipos de diabetes é preciso lembrar que a insulina é o hormônio responsável pela captação de glicose pelas células de todos os tecidos do organismo. As moléculas de glicose são fundamentais para gerar energia para as atividades cotidianas. No diabetes mellitus, há um estado de deficiência de insulina, associada ou não a uma resistência à sua ação, resultando no acúmulo de glicose no sangue.

Diabetes tipo 1 (DM1)

Dentre os diversos tipos de diabetes tem-se o DM1, que é causado por uma destruição autoimune das células produtoras de insulina, ocasionando uma deficiência completa na secreção desse hormônio. Ela é mais comumente diagnosticada na infância e, por ser uma doença de caráter autoimune, tem estreita relação com outras doenças autoimunes como vitiligo, tireoidite de Hashimoto, doença de Graves e doença celíaca.

No geral, a pessoa com diabetes tipo 1 já tem uma predisposição genética para desenvolvimento da doença e pode ser desencadeada por alguns gatilhos ambientais que estimulam a resposta imune, como infecções virais, componentes dietéticos e composições da microbiota intestinal.

Diabetes tipo 2 (DM2)

Responsável por mais de 90% dos tipos de diabetes diagnosticados, o DM2 se manifesta principalmente após a quarta década de vida, pois embora tenha componentes genéticos poligênicos fortemente associados, ele é desencadeado, sobretudo, pelo envelhecimento e obesidade.

Nesse tipo de diabetes, ocorre uma resistência das células à ação da insulina, de forma que, com o passar do tempo, o organismo reduz progressivamente a secreção desse hormônio. A sintomatologia associada ao DM2 é menor, sendo geralmente diagnosticado ao acaso, em exames laboratoriais de rotina que rastreiam os tipos de diabetes.

QUERO MARCAR UMA CONSULTA COM UMA ENDOCRINOLOGISTA!

Diferenças entre diabetes do tipo 1 e do tipo 2

Dentre as principais diferenças dos tipos de diabetes, é importante destacar que:

  • O diabetes tipo 1 é mais diagnosticado em crianças e pessoas jovens, mas não é uma regra absoluta;
  • Pessoas com histórico de doenças autoimune têm maior probabilidade de desenvolver diabetes tipo 1;
  • A perda de peso é um sinal mais associado ao tipo 1;
  • Pacientes com diabetes tipo 2 têm maior probabilidade de desenvolver doenças cardiovasculares;
  • O quadro agudo de cetoacidose, que pode levar ao coma diabético, é mais comum no tipo 1;
  • No tipo 1 há deficiência completa na produção de insulina, e no tipo 2 a redução na produção do hormônio é gradual.

Diabetes tipo LADA

O LADA (latent autoimmune diabetes in adults – diabetes autoimune latente do adulto) é um tipo de diabetes autoimune que surge um pouco mais tarde, geralmente em adultos jovens.

A progressão do DM LADA pode ser mais lenta, ou seja, o tempo entre o diagnóstico e o uso de múltiplas doses de insulina pode ser superior há um ano. Muitos pacientes com DM tipo LADA acabam sendo confundidos com o DM2 pela idade de apresentação e evolução mais indolente.

Diabetes gestacional

O diabetes gestacional ocorre por um aumento dos hormônios contrarreguladores de insulina na gestação.

O rastreio de diabetes na gestante é feito durante todo o pré-natal, sendo que no primeiro trimestre o médico deve solicitar uma glicemia de jejum, cujos valores podem indicar a necessidade de um rastreamento mais específico pelo Teste Oral de Tolerância à Glicose (TOTG). Comumente, o quadro é revertido após o parto, mas todas as mulheres diagnosticadas com DM gestacional devem fazer triagem a cada três anos, pelo resto da vida, pois o diabetes gestacional aumenta a probabilidade de a mulher desenvolver DM2 com o passar dos anos.

Diabetes tipo MODY

O diabetes tipo MODY (Maturity Onset Diabetes of the Young), também chamado de diabetes monogênico, é causado por mutações autossômicas dominantes em genes isolados. São conhecidos mais de 10 genes que podem levar a tipos diferentes de diabetes MODY. No geral, esse tipo de diabetes é diagnosticado em idade mais precoce, desde bebês até adultos jovens. A idade do diagnóstico varia de acordo com a mutação. É bastante característica a história familiar de diabetes diagnosticado em idades mais jovens, geralmente acometendo pelo menos três gerações da mesma família.

Saiba mais sobre esse e demais tratamentos realizados pela Dra. Milena Miguita 

QUERO MARCAR UMA CONSULTA COM UMA ENDOCRINOLOGISTA!

Fontes:

– Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD)

– Ministério da Saúde

Referências

Dra. Milena Miguita
CRM: 141.465 – RQE: 56848
Atendimento humanizado e a prezar pelo bem-estar do paciente. Esses são os focos da clínica de endocrinologia da Dra. Milena Miguita.

Minhas avaliações no Google 

DEIXE AQUI SUA AVALIAÇÃO SOBRE A DRA. MILENA