Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp

Distúrbios da Menstruação

Imagem ilustrativa do sistema íntimo da mulher

Conheça os principais problemas que podem tornar o ciclo menstrual irregular, trazendo muitos sintomas desconfortáveis

A menstruação é um processo natural e cíclico do corpo feminino e resulta da descamação do endométrio. Ela é regulada através de uma complexa interação hormonal que ocorre entre o hipotálamo, a hipófise e os ovários.

A regularidade do ciclo menstrual é um indicador clínico importante que a complexa rede hormonal está funcionando de forma adequada. Alteração na menstruação que antes tinha um padrão regular, pode ser um indício de problemas hormonais ou mesmo de alguma patologia que quando descompensada pode afetar o ciclo menstrual da mulher.

Quero tratar uma doença endócrina!

Relação entre distúrbios da menstruação e endocrinologia

Dentro da endocrinologia, a regularidade dos ciclos menstruais é um marcador de que os hormônios estão trabalhando de forma adequada.

A irregularidade do ciclo menstrual ou mesmo a falta da menstruação (amenorreia) pode ser consequência de problemas hormonais e não hormonais, como veremos no próximo tópico.

Logo Dra. Milena Miguita
Dra. Milena Miguita

Cheque sua saúde com a
Dra. Milena Miguita

Agende sua consulta!

Causas dos distúrbios da menstruação

Os distúrbios da menstruação podem ser provocados por questões diversas, como fatores psicológicos, físicos e hormonais.

Fatores psicológicos, como ansiedade, estresse e depressão podem contribuir para o surgimento dos distúrbios da menstruação. Quando a paciente sofre com um quadro crônico de estresse, por exemplo, seu organismo pode padecer com a produção de hormônios reprodutivos, gerando um ciclo menstrual irregular.

Além disso, atletas de alto rendimento, com baixa porcentagem de gordura corporal e alto volume de treinos, podem também evoluir com cessação temporária dos ciclos menstruais, algo que recebe o nome técnico de amenorreia hipotalâmica.

Doenças crônicas, como diabetes mellitus, doenças inflamatórias crônicas, doenças renais e cardiovasculares quando estão descompensadas podem levar a amenorreia de forma temporária.

Distúrbios endócrinos como tumores de hipófise produtores de hormônios (prolactina, hormônio de crescimento, cortisol), hipotireoidismo e síndrome dos ovários policísticos (SOP) classicamente são causas de distúrbios da menstruação.

A irregularidade do ciclo menstrual seguida da parada das menstruações também pode ser uma consequência da menopausa. A menopausa é considerada precoce (falência ovariana prematura) quando acontece antes dos 40 anos de idade.

Dentro dos tipos de distúrbio da menstruação, também pode ocorrer de algumas meninas não apresentarem a primeira menstruação, também chamada de menarca. Isso pode ser consequência de problemas hormonais ou de doenças genéticas.

Quero tratar uma doença endócrina!

Diagnóstico dos distúrbios menstruais

O diagnóstico dos distúrbios da menstruação é baseado em uma avaliação cuidadosa do histórico médico e sexual da paciente, em conjunto com exames físicos e testes de laboratório. O especialista também pode solicitar exames de imagem, como ultrassom pélvico ou transvaginal para visualizar útero e ovários e em alguns casos pode ser necessário exames de imagem de abdome e hipófise.

Além do mais, a especialista pode solicitar testes laboratoriais para avaliar os níveis hormonais da paciente e descartar a presença de infecções ou outras condições médicas que possam estar afetando o ciclo menstrual. Com base nos resultados dos exames e na avaliação clínica, é possível determinar o tipo e a gravidade dos distúrbios da menstruação e recomendar um tratamento adequado.

Tratamento dos distúrbios menstruais

O tratamento dos distúrbios da menstruação vai depender da causa do problema e pode variar de acordo com a gravidade dos sintomas e com a idade da paciente. Algumas opções terapêuticas incluem mudanças no estilo de vida, ingestão de medicamentos e até mesmo intervenções cirúrgicas.

As já citadas mudanças no estilo de vida podem ajudar a aliviar alguns sintomas, já que a adoção de uma dieta saudável e equilibrada, a prática de exercícios físicos de forma regular e a redução do estresse podem ajudar a regular o ciclo menstrual.

Em casos de distúrbios causados por alterações hormonais, é essencial definir qual hormônio está alterado e assim propor o tratamento específico que pode ser a reposição do hormônio deficiente ou até a realização de cirurgia no caso de tumores hipofisários.

Quero tratar uma doença endócrina!

Como uma endocrinologista pode te ajudar no tratamento?

Uma endocrinologista pode ajudar a avaliar os níveis hormonais da paciente para determinar se há desequilíbrios que possam estar causando os distúrbios da menstruação. Por exemplo, a especialista pode solicitar exames de sangue para medir os níveis de hormônios como o estrogênio, progesterona, hormônio luteinizante (LH), hormônio folículo-estimulante (FSH), prolactina, função tireoidiana, entre outros. Com base nesses resultados, a profissional pode prescrever medicamentos para ajudar a equilibrar os níveis hormonais e regular o ciclo menstrual.

Além disso, a endocrinologista também pode ajudar a diagnosticar e tratar doenças que possam contribuir para os distúrbios da menstruação, como a síndrome dos ovários policísticos (SOP), a hiperplasia adrenal congênita e os tumores hipofisários. A endocrinologista ainda pode ajudar a avaliar e tratar outras condições que podem afetar o sistema endócrino e, consequentemente, o ciclo menstrual.

Saiba mais sobre esse e demais tratamentos realizados pela Dra. Milena Miguita. 

Fonte:

Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM)

Uptodate