Saiba o que é e qual a função da tireoide, os problemas mais comuns que podem afetar essa glândula e como ela impacta o metabolismo
A tireoide é uma glândula localizada no pescoço e com o formato semelhante à uma borboleta. Ela é responsável pela produção e secreção de dois hormônios essenciais a vida: o tri-iodotironina (T3) e o tiroxina (T4), os quais regulam a função de praticamente todos os órgãos do corpo humano.
Os hormônios tireoidianos são essenciais para o crescimento e desenvolvimento das crianças, tendo um papel fundamental no desenvolvimento do cérebro durante o período dentro do útero da mãe e no primeiro ano de vida. Também desempenham funções no controle de peso corporal, na memória, na regulação dos ciclos menstruais, no humor, no tecido musculoesquelético e na fertilidade.
Quando a tireoide não funciona adequadamente, a glândula pode liberar hormônios em quantidade insuficiente, causando o hipotireoidismo, ou, ao contrário, liberar em excesso, o que leva a uma condição chamada de hipertireoidismo. Outras doenças relacionadas à tireoide são o bócio, o câncer de tireoide e os nódulos na tireoide, que, na sua maioria, costumam ser benignos.
Qual a relação entre tireoide e metabolismo?
Metabolismo pode ser resumidamente definido como um conjunto de reações que mantém as funções vitais do nosso corpo. A tireoide regula o metabolismo, tendo um papel importante na oxidação de gordura e na regulação da captação de glicose pelas células. Os hormônios tireoidianos estão envolvidos nos processos de reconstrução e manutenção de massa muscular e na fisiologia do tecido de gordura.
No hipotireoidismo, quando a glândula passa a produzir uma quantidade insuficiente de hormônios, há um decréscimo no metabolismo, ou seja, o corpo gasta menos energia para manter suas funções habituais. A relação entre tireoide e metabolismo pode ser observada no hipotireoidismo, por exemplo, pelo ganho de peso e pela maior dificuldade em ganhar massa muscular. Uma parte do ganho de peso no paciente com hipotireoidismo pode ser atribuído a uma maior retenção de líquido e não apenas ao acúmulo de gordura.
Vale esclarecer que a dificuldade de perder peso em pessoas com obesidade, na maioria das vezes, não tem relação com problemas de tireoide.
Outros sintomas do hipotireoidismo são:
- Cansaço frequente;
- Ressecamento da pele;
- Unhas e cabelos quebradiços;
- Sonolência;
- Dores musculares e nas articulações;
- Falha de memória;
- Intestino preso.
Quando a tireoide passa a produzir uma quantidade excessiva de hormônios, temos o hipertireoidismo, uma condição em que alguns processos do organismo, como a produção de energia, são acelerados. Nesse caso, a relação entre tireoide e metabolismo é vista na perda de peso sem motivo aparente e em sintomas como:
- Insônia;
- Ansiedade;
- Suor excessivo;
- Diarreia;
- Palpitação;
- Agitação;
- Nervosismo.
Tireoide e metabolismo: como manter essa relação equilibrada?
O tratamento do hipotireoidismo é a reposição dos hormônios que a glândula não consegue produzir em quantidade suficiente. Eles devem ser tomados por toda a vida.
Já o tratamento do hipertireoidismo inclui o uso de medicamentos, iodo radioativo e cirurgia, dependendo do caso.
A reposição dos hormônios tireoidianos T3 e T4 não deve ser feita com o objetivo de perda de peso. A prescrição só deve ser realizada em pacientes com hipotireoidismo confirmado. A normalização dos hormônios tireoidianos e consequentemente do metabolismo resulta em melhora de sintomas e perda de peso.
No caso de pessoas com sobrepeso ou obesidade que encontram dificuldade para emagrecer, o ideal é procurar um médico especialista para uma avaliação global que inclui exames adequados e história clínica detalhada para o entendimento de rotina de alimentação, sono e atividade física, históricos pessoais e familiares. A relação entre tireoide e metabolismo é bem conhecida e precisa ser avaliada nos exames solicitados pelo médico. Porém, o metabolismo também tem relação com uma série de outros fatores que precisam ser ajustados para garantir sucesso no tratamento!
Agenda uma consulta com a Dra. Milena Miguita para receber informações confiáveis sobre o tratamento de condições associadas à tireoide e metabolismo.
Fontes: