Conheça os principais sinais e saiba como identificar a doença
A síndrome dos ovários policísticos, também conhecida como SOP, é uma das principais causas de infertilidade feminina – estudos estimam que cerca de 40% das mulheres com a doença tenham dificuldade para engravidar.
A SOP é um distúrbio endocrinológico que causa alterações hormonais, o que facilita a formação de cistos (pequenas bolsas que contêm material líquido ou semissólido) nos ovários. Essas estruturas surgem em números diversos e podem alterar a forma e a funcionalidade dos ovários, fazendo com que eles aumentem de tamanho e tenham seu funcionamento prejudicado.
No texto que segue, saiba as causas e os principais sintomas da SOP, e como ela pode ser tratada.
O que causa a SOP?
Não são claras as razões pelas quais uma mulher pode desenvolver a síndrome dos ovários policísticos, mas acredita-se que a doença pode estar relacionada a alguns fatores. Dentre eles, podemos citar:
- Histórico familiar de síndrome dos ovários policísticos;
- Alimentação inadequada;
- Sedentarismo;
- Resistência à insulina;
- Sobrepeso ou obesidade.
Quais os sintomas da SOP?
Os sintomas da SOP podem surgir em qualquer momento durante a vida reprodutiva da mulher. O mais comum é o surgimento dos sintomas após um processo de ganho de peso. Os sintomas podem variar de mulher para mulher e incluem:
Hiperandrogenismo
O hiperandrogenismo é caracterizado pelos altos níveis dos hormônios andrógenos na mulher, o que pode resultar em excesso de pelos faciais e corporais, uma condição chamada de hirsutismo. Em alguns casos, as alterações incluem também aumento do tamanho dos músculos e cabelos ralos ou calvície.
Irregularidades menstruais
Menstruação irregular, ou seja, a paciente que nunca sabe quando vai menstruar é um dos principais sintomas da SOP.
Infertilidade
A falta de ovulação ou uma ovulação irregular impede que o endométrio descame quando um óvulo não é fecundado, gerando irregularidade menstrual e infertilidade.
Cistos nos ovários
O aparecimento de cistos nos ovários é um sinal clássico da SOP. A paciente com SOP pode ter a morfologia dos ovários com múltiplos cistos e aumento do volume dos ovários, o que pode ser identificado por meio de um exame de ultrassom de rotina.
Alterações na pele
Trata-se de um dos principais sintomas da SOP, responsável por deixar a pele mais oleosa e acneica. Isso ocorre devido à ação dos hormônios andrógenos sobre as glândulas sebáceas, o que aumenta a oleosidade da pele e, consequentemente, leva ao aparecimento de espinhas. Além disso, a mulher pode apresentar marcas mais escuras na cútis, especialmente nas axilas e atrás do pescoço, o que é chamado de acantose nigricans.
Diabetes e doença cardiovascular
É conhecido que a resistência à insulina é um dos fatores ligados ao desenvolvimento da SOP. A insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas que permite que as células façam uso do açúcar que circula no sangue para gerar energia ao corpo. Se as células se tornarem resistentes à ação da insulina, os níveis de açúcar no sangue podem subir, levando a problemas como diabetes. A resistência à insulina também está relacionada ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Por isso, pacientes com SOP têm um risco aumentado de desenvolver diabetes e doenças cardiovasculares.
Diagnóstico e tratamento da síndrome dos ovários policísticos
Não existe um único exame para diagnosticar especificamente a síndrome dos ovários policísticos. No entanto, além da avaliação dos sintomas da SOP relatados pela mulher, o médico pode recomendar:
- Exames de sangue: para medir os níveis de hormônio circulantes no corpo;
- Ultrassom: para avaliar ovários e endométrio (camada que reveste internamente o útero).
A síndrome dos ovários policísticos pode entrar em remissão com perda de peso e melhora dos hábitos de vida. Além disso, há tratamentos para aliviar os sintomas e melhorar a fertilidade. Em geral, a SOP pode ser tratada com:
- Medicamentos anticoncepcionais para ajudar a regular o ciclo menstrual e reduzir os sintomas;
- Medicamentos para reduzir a acne ou o crescimento indesejado de pelos;
- Mudanças no estilo de vida, o que inclui ter uma dieta saudável e praticar atividades físicas regularmente;
- Uso de medicamentos que melhoram a sensibilidade à insulina;
- Medicamentos que auxiliam na perda de peso.
Quando a síndrome dos ovários policísticos leva à infertilidade, dependendo do caso, podem ser prescritos medicamentos para estimular a ovulação regular ou procedimentos de reprodução assistida.
Como prevenir a síndrome dos ovários policísticos?
A melhor forma de prevenir o aparecimento da SOP é cuidando dos hábitos de vida, com alimentação saudável e balanceada, além da prática regular de atividade física. Medidas que evitam o ganho de peso costumam auxiliar na prevenção.
Agende sua consulta com a endocrinologista Dra. Milena Miguita!
Fontes: