Cansaço excessivo, perda de peso abrupta e até sede em excesso são sinais e sintomas que podem indicar doenças endocrinológicas
A consulta com endocrinologista tem o objetivo de investigar doenças metabólicas e alterações hormonais que poderiam passar despercebidas por outros especialistas. O acompanhamento com esse profissional é muito importante, principalmente com o avançar da idade, devido à queda na secreção de diversos hormônios, mas também é recomendado para crianças e adolescentes, principalmente aqueles com alterações no crescimento, no apetite e até no desempenho escolar.
O que faz o endocrinologista?
O endocrinologista é o médico especializado em avaliar, diagnosticar e tratar as doenças relacionadas ao sistema endócrino. Esse sistema é responsável pela produção e regulação dos hormônios e tem relação com o metabolismo. As principais condições acompanhadas cotidianamente pelo endocrinologista são diabetes, obesidade, doenças da tireoide (nódulos, hipotireoidismo e hipertireoidismo), osteoporose, dislipidemia, doenças da hipófise, da adrenal e do sistema reprodutivo.
Endocrinologista para emagrecer
Muitas pessoas agendam uma consulta com endocrinologista com o objetivo de perder peso. Nesses casos, o endocrinologista investigará as possíveis causas da obesidade para definir o melhor tipo de tratamento, tendo a saúde do paciente como principal objetivo. Ao cuidar dos fatores que contribuíram para o ganho de peso, o tratamento da obesidade terá mais chances de ser bem-sucedido, além de beneficiar o manejo de outras doenças que podem estar associadas à obesidade, como o diabetes e a dislipidemia.
Quais os sinais de que você precisa de um endocrinologista?
Dado que esse profissional é especializado em síndromes e disfunções metabólicas, alguns sinais e sintomas que podem indicar que é necessário agendar uma consulta com endocrinologista são:
- Descompensação de alguma doença metabólica já conhecida, como o diabetes;
- Alterações no apetite e na sede;
- Ganho ou perda de peso de forma acentuada e sem causa conhecida;
- Cansaço e sonolência excessivos;
- Redução na libido e alterações menstruais;
- Crescimento excessivo de pelos na mulher;
- Fraturas sem a ocorrência de um trauma significativo.
Preciso de um endocrinologista!
Primeira consulta com o endocrinologista: o que esperar?
A primeira consulta com qualquer especialidade médica é extremamente importante e deve ser agendada sem pressa, pois é sempre uma consulta longa, em que o médico tem a oportunidade de conhecer melhor o paciente como um todo.
Na primeira consulta com endocrinologista será feita uma investigação completa sobre o estilo de vida do paciente, como é a sua rotina em casa e fora dela, hábitos alimentares, rotina de sono, se tem quadros psiquiátricos como ansiedade e depressão, histórico familiar e muito mais.
Após coletar toda a história clínica do paciente, o endocrinologista faz um exame físico completo, buscando encontrar alterações nas principais glândulas do corpo, sinais cutâneos e de outros órgãos que possam indicar algum distúrbio metabólico. Dependendo do perfil do paciente e da queixa principal apresentada, também pode ser feita a bioimpedância para complementar a avaliação da composição corporal.
Exames hormonais mais pedidos
São vários os exames que têm a função de avaliar as glândulas e a secreção hormonal, porém a boa prática médica demanda que os exames laboratoriais sejam solicitados de forma racional e individualizada para o paciente. Ou seja, a solicitação de exames deve ser feita conforme a história clínica, queixas apresentadas e avaliação física.
Porém, alguns exames podem ser pedidos para praticamente todos os pacientes como forma de rastrear doenças endocrinológicas mais prevalentes na população, como perfil glicêmico, perfil lipídico e hormônios tireoidianos, além dos exames mais gerais, como hemograma, enzimas hepáticas e urina.
Principais doenças e tratamentos hormonais
Na consulta com endocrinologista muitas doenças podem ser diagnosticadas e ter sua evolução acompanhada. Abaixo, alguns exemplos de patologias frequentes no consultório do endocrinologista.
Diabetes
Uma das doenças mais comuns na população, o diabetes pode se iniciar na infância ou na vida adulta conforme o perfil genético, o tipo de diabetes e os hábitos de vida do paciente. Por ser uma doença crônica que impacta fortemente a rotina pessoal, é importante buscar um estilo de vida saudável para prevenir – ou adiar – seu surgimento, no caso do diabetes tipo 2. Assim, é recomendado realizar atividades físicas constantemente e evitar o consumo excessivo de alimentos gordurosos e ricos em açúcar.
Além disso, deve-se agendar uma consulta com endocrinologista caso apresente sinais sugestivos de diabetes, como sede constante, perda de peso e alterações no hábito urinário.
Hipotireoidismo e hipertireoidismo
Motivo comum de queixas clínicas e que leva muitos pacientes a agendarem consulta com endocrinologista, as alterações hormonais da tireoide são frequentes na população em geral. Os indivíduos que têm história familiar de distúrbios da tireoide ou que notam nódulos palpáveis na região anterior do pescoço devem rastrear com mais frequência os níveis hormonais de TSH e T4l e realizar exame de imagem para avaliação da glândula.
Marque uma consulta com a Endocrinologista Dra. Milena Miguita para saber como está sua saúde!
Como marcar consulta com endocrinologista pela internet
Para agendar uma consulta com endocrinologista pela internet basta acessar o site e escolher entre as seguintes opções: agendar via e-mail, via formulário ou via WhatsApp.
Como se preparar para uma consulta com o endocrinologista?
Quanto mais informações o paciente conseguir trazer ao médico endocrinologista, mais completa será a consulta. Assim, para se preparar para uma consulta com endocrinologista, é importante anotar todos os sintomas que você tem notado em seu corpo nos últimos tempos, histórico familiar de doenças crônicas, levar os medicamentos que está tomando e os exames mais recentes, tanto laboratoriais quanto de imagem e laudos médicos.
Agende uma consulta e saiba mais sobre esse e demais tratamentos realizados pela Dra. Milena Miguita.
Fontes: