Complicações relacionadas ao diabetes

HOMEBLOG
Complicações relacionadas ao diabetes

A doença, quando não adequadamente controlada, pode afetar várias partes do corpo

O diabetes é uma doença metabólica causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina pelo organismo. A insulina é um hormônio que tem a função de regular a glicose no sangue e garantir energia para que o corpo exerça suas funções. Saiba mais sobre a doença a seguir.

Quais são os tipos de diabetes?

Existem quatro tipos de diabetes. São eles:

Diabetes tipo 1: acredita-se que o diabetes tipo 1 seja causado por uma reação autoimune que impede o corpo de produzir insulina. Aproximadamente 5% a 10% das pessoas que têm diabetes o têm no tipo 1. A doença pode surgir em qualquer idade, mas geralmente é diagnosticada na infância ou adolescência.

Diabetes tipo 2: nesse tipo de diabetes, o corpo produz insulina, mas não consegue manter o açúcar no sangue em níveis normais. Cerca de 90% a 95% das pessoas com diabetes têm o tipo 2. Geralmente, é diagnosticado na fase adulta e é quase sempre relacionado ao sedentarismo, obesidade, pressão alta e hábitos alimentares pouco saudáveis.

Diabetes gestacional: o diabetes gestacional se desenvolve em mulheres grávidas que nunca tiveram diabetes e quase sempre desaparece depois do nascimento do bebê. Porém, ele aumenta o risco de a mulher desenvolver diabetes tipo 2 no decorrer da vida.

Pré-diabetes: é uma condição na qual os níveis de glicose no sangue estão elevados, mas não o suficiente para caracterizar a doença. Geralmente, ocorre em obesos, hipertensos ou pessoas com colesterol ou triglicérides elevados.

Complicações relacionadas ao diabetes

Níveis elevados de açúcar no sangue podem danificar seriamente várias partes do corpo, incluindo os pés e os olhos. São as chamadas complicações relacionadas ao diabetes. Elas podem ser divididas em complicações agudas e crônicas.

Complicações agudas

As complicações relacionadas ao diabetes consideradas agudas são aquelas que surgem a qualquer momento e podem, se não tratadas, levar a complicações crônicas ao longo do tempo. Deste grupo, fazem parte:

Hipoglicemia

Essa é uma complicação relacionada ao diabetes que ocorre quando os níveis de açúcar no sangue estão muito baixos, causando, em situações extremas, desmaios ou crises convulsivas.

Cetoacidose diabética

Essa complicação relacionada ao diabetes é uma emergência com risco de vida em que a falta de insulina associada ao açúcar elevado no sangue leva a um acúmulo de cetonas no sangue. As cetonas são substâncias ácidas capazes de causar um desequilíbrio na composição sanguínea.

QUERO MARCAR UMA CONSULTA COM UMA ENDOCRINOLOGISTA!

Complicações crônicas

As complicações relacionadas ao diabetes consideradas crônicas são problemas de longo prazo que podem se desenvolver gradualmente. Se não forem controladas e tratadas, podem levar a sérios danos a diversos órgãos e tecidos do corpo. Entre as complicações crônicas, destacam-se:

Doença cardiovascular

O nível elevado de açúcar no sague pode danificar os vasos sanguíneos, aumentando o risco de ataques cardíacos e derrames. Além disso, o diabetes aumenta o risco de pressão alta, bem como colesterol e triglicérides elevados, que são fatores de risco para as doenças cardiovasculares. Estima-se que pessoas diabéticas têm duas vezes mais chances de terem uma doença cardíaca ou um derrame do que alguém que não tem a doença.

Neuropatia diabética

Algumas pessoas com diabetes podem desenvolver danos nos nervos, causados por complicações dos níveis elevados de açúcar no sangue. Isso pode fazer com que esses nervos parem de enviar mensagens para diferentes partes do corpo. A neuropatia diabética pode causar sintomas que vão desde dormência leve até uma dor que torna difícil fazer as atividades normais.

Nefropatia diabética

Outra complicação relacionada ao diabetes é a chamada nefropatia diabética, doença que afeta os rins, tornando mais difícil que o órgão exerça sua função de limpar as impurezas do sangue. Isso é causado por níveis elevados de açúcar no sangue e pressão arterial alta.

Retinopatia diabética

A retinopatia diabética é uma complicação relacionada ao diabetes que ocorre quando o açúcar elevado no sangue danifica os vasos sanguíneos da retina, causando visão embaçada ou interrompendo o fluxo sanguíneo. Às vezes, novos vasos sanguíneos crescem, mas não são normais e podem causar mais problemas de visão. A retinopatia diabética geralmente afeta ambos os olhos e é a principal causa de cegueira em adultos.

Pé diabético

As complicações relacionadas ao diabetes que afetam os pés são graves e podem levar à amputação, se não tratadas. Os danos nos nervos podem afetar as sensações nos pés, e o aumento do açúcar no sangue pode dificultar a circulação do sangue na região, tornando mais lento o processo de cicatrização de feridas e machucados.

Prevenção e controle do diabetes

É possível evitar as complicações relacionadas ao diabetes — e a própria doença —, com medidas simples, como:

  • Manter os níveis de açúcar no sangue controlados;
  • Não fumar;
  • Ter uma alimentação saudável;
  • Praticar atividades físicas regularmente;
  • Manter o peso e a pressão controlados;
  • Usar as medicações prescritas pelo médico.

Cheque sua saúde com a Dra. Milena Miguita

A Dra. Milena Miguita é endocrinologista, especialidade que previne, diagnostica e trata as doenças relacionadas aos hormônios e ao metabolismo, como o diabetes. Em seu consultório, ela preza pelo atendimento humanizado e individualizado, analisando as particularidades de cada paciente para que possa chegar ao melhor tratamento e, assim, aos melhores resultados.

Saiba mais sobre as complicações relacionadas ao diabetes com a Dra. Milena Miguita. Agende sua consulta! 

QUERO MARCAR UMA CONSULTA COM UMA ENDOCRINOLOGISTA!

Fontes:

Centers for Disease Control and Prevention

Ministério da Saúde

Sociedade Brasileira de Diabetes

Referências

Dra. Milena Miguita
CRM: 141.465 – RQE: 56848
Atendimento humanizado e a prezar pelo bem-estar do paciente. Esses são os focos da clínica de endocrinologia da Dra. Milena Miguita.

Minhas avaliações no Google 

DEIXE AQUI SUA AVALIAÇÃO SOBRE A DRA. MILENA