A endocrinologia é a especialidade médica que trata doenças do sistema endócrino, como diabetes, obesidades e disfunções da tireoide
O sistema endócrino regula as diversas funções do organismo para permitir o crescimento, o desenvolvimento e a reprodução do indivíduo. Para isso, as glândulas endócrinas secretam hormônios que se transportam pela corrente sanguínea até o local em que devem se conectar aos receptores hormonais e comandar a ação a ser executada.
Dessa forma, os hormônios controlam a função de órgãos, ditam o padrão de utilização e armazenamento de energia do organismo, assim como dos níveis de líquidos, sais e glicose no sangue. Alguns desses hormônios afetam um número reduzido de órgãos, enquanto outros afetam células do corpo todo. Cuidar do sistema endócrino faz parte da endocrinologia.
O que faz um endocrinologista?
O endocrinologista atua na prevenção, no diagnóstico e no tratamento das doenças originadas a partir de distúrbios hormonais e metabólicos. Essas enfermidades podem estar associadas à produção excessiva ou insuficiente de hormônios, que afeta o organismo todo.
A endocrinologia está relacionada a outras especialidades, como a cardiologia, urologia e a ginecologia. Crescimento da tireoide, dificuldade para ganhar ou perder peso, alterações hormonais, de glicemia e de colesterol são alguns dos sinais de que é necessário procurar um endocrinologista.
Importância da endocrinologia
Uma vez que o sistema endócrino está relacionado aos hormônios que influenciam o sono, o humor, o apetite e outras atividades, a endocrinologia é fundamental para garantir o funcionamento saudável do organismo.
Além das estruturas que também exercem funções endócrinas, como o hipotálamo e os tecidos muscular e gorduroso, as glândulas que compõem o sistema endócrino e que são acompanhadas pela endocrinologia são:
- Glândulas adrenais (ou suprarrenais);
- Glândula pituitária (ou hipófise);
- Glândula tireoide;
- Glândulas paratireoides;
- Pâncreas;
- Testículos;
- Ovários.
Doenças englobadas pela endocrinologia
No geral, a endocrinologia ocupa-se das condições metabólicas e das disfunções hormonais, como nos quadros de:
Obesidade
A obesidade é uma doença crônica multifatorial caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal. Como ela pode ser resultado de diferentes fatores, a endocrinologia avalia as alterações hormonais que podem causá-la e os outros problemas endócrinos que a obesidade acarreta, como o desenvolvimento de resistência à insulina.
Alterações na tireoide
A glândula tireoide recebe estímulos para trabalhar de forma mais lenta ou mais rápida, de acordo com a concentração dos hormônios no sangue, com a finalidade de equilibrar os níveis hormonais. Quando isso não acontece da forma apropriada surgem doenças.
O hipertireoidismo, por exemplo, é causado pelo excesso de hormônios T3 e T4, que provocam sinais como agitação, insônia e emagrecimento. Enquanto o hipotireoidismo é resultado da baixa produção dos mesmos hormônios, criando sintomas como mudanças de humor, ganho de peso e cansaço excessivo.
Diabetes mellitus
Uma das doenças mais comuns do sistema endócrino, o diabetes é uma doença crônica em que o pâncreas não é capaz de produzir insulina ou produz em quantidade insuficiente, elevando os níveis de glicose no sangue. Sede constante, aumento da diurese, perda de peso, formigamento nos pés e alterações na visão são sintomas comuns quando a glicose no sangue está alta.
Osteoporose
A osteoporose é diagnosticada quando existe a redução da densidade óssea de forma significativa, o que enfraquece os ossos, aumentando a propensão a fraturas. Essa é uma condição também relacionada à endocrinologia porque os hormônios possuem papel fundamental na massa óssea. Além disso, doenças das paratireoides, como o hiperparatireoidismo, podem afetar a saúde óssea.
Distúrbios das glândulas suprarrenais
A endocrinologia também cuida dos distúrbios das glândulas suprarrenais, que são responsáveis pela produção de vários hormônios, como a aldosterona que impacta na pressão arterial e no equilíbrio dos sais do sangue, e o cortisol que regula nosso ritmo circadiano e aumenta em situações de estresse, como cirurgias e doenças graves.
Doenças da hipófise
A hipófise é uma glândula produtora de hormônios localizada no cérebro. Ela é capaz de controlar boa parte das glândulas endócrinas como as gônadas (ovários e testículos), adrenais e tireoide. A hipófise também produz GH, essencial para o crescimento ao longo da infância e adolescência e prolactina, hormônio responsável pela lactação após o parto.
Deficiência de vitamina D
A deficiência de vitamina D também é acompanhada na endocrinologia por estar relacionada a doenças do metabolismo ósseo, como a osteomalácia e o hiperparatireoidismo secundário.
Qual a importância do diagnóstico médico na endocrinologia?
O diagnóstico médico na endocrinologia é fundamental para restabelecer o equilíbrio hormonal, tratando as doenças pré-existentes e evitando o surgimento de outras enfermidades ligadas ao sistema endócrino. É igualmente importante buscar um bom profissional para garantir a segurança do tratamento.
Cheque sua saúde com a Endocrinologista Dra. Milena Miguita
Especializada em endocrinologia e metabologia, a Dra. Milena Miguita possui experiência em tratar as diferentes doenças do sistema endócrino. Prezando pelo atendimento humanizado e individualizado, a especialista está apta a ouvir as queixas dos pacientes para indicar os tratamentos que proporcionam os melhores resultados.
Agende uma consulta e saiba mais sobre como a endocrinologia pode te ajudar.
Fonte: